top of page

Crenças Limitantes

Após ter lido o texto "O JOGO INTERIOR", você já deve ter começado a perceber o diálogo mental que existe dentro de você, certo? Nesse momento você já deve ter nomeado o seu SELF 1 e seu SELF 2 e percebido quem está falando mais alto em cada momento durante sua vida, durante seu wod, não é mesmo? Você também já deve ter percebido o quanto o SELF 1 é inconveniente, principalmente quando estamos desejando ou buscando conquistar alguma vitória. Ele rapidamente chega com suas frases negativas, querendo nos proteger e nos deixar parado, em nossa zona de conforto a todo custo. E isso, em grande parte das situações, acabam por nos fazer desistir de nossos planos e sonhos.

Nosso SELF 1 usa de muitas estratégias para conseguir nos manter no que ele considera seguro. Ele costuma repetir para a gente frases e historinhas que muito impactam em nossas ações. Essas frases, são as chamadas Crenças Limitantes. Você já ouviu falar delas?

Crenças limitantes são verdades absolutas que temos dentro da gente. A maneira como pensamos, sentimos e agimos é resultado de nossas crenças. A grande questão é que essas crenças limitantes não têm fundamento nenhum na realidade. Elas foram geradas de uma forma inconsciente, muitas vezes em nossa infância, e crescemos acreditando em todas elas sem perceber o impacto negativo que algumas delas causam em nossas vidas.

Pense em você dentro do box de Crossfit. Sabe aquele movimento que você ainda não consegue fazer? Pensamentos do tipo “Eu nunca vou conseguir fazer” ou “Eu não tenho capacidade em aprender isto” ou “Eu sou descordenado demais”. “Eu sou fraco”. São exemplos claros de crenças limitantes que temos dentro da gente.

Essas crenças normalmente se instalam na gente em situações de cunho emocional forte. Por exemplo, imagine uma criança brincando e ela tropeça, cai e começa a chorar. Seu pai grita: “Pare de chorar. Você é fraco!”. Pronto. Uma situação de cunho emocional intenso, fez grudar essa frase “Você é fraco” no cérebro dessa criança. Daí para frente, isso funcionará como um imã, e todas as situações que ela vivenciar comprovarão para ela essa frase. Na aula de educação física da escola, por exemplo, o coleguinha chama outra criança primeiro para fazer parte do time. A criança logo pensa “Meu coleguinha não me chamou primeiro, porque eu sou: fraco!”. A menina que ele é apaixonado não dá muita bola para ele. A criança já pensa. “Ela não gosta de mim porque eu sou: fraco!”. E assim por diante. Essa criança vai encontrando essas suas falsas comprovações na realidade (não fundamentadas e não reais) mas que faz isso se tornar uma crença limitante em sua cabeça. E ela não imagina o quanto realmente isso irá limitá-la ao longo da vida. Ela deixará de participar de competições porque “ela é fraca”. Deixará de encarar entrevistas de emprego, porque “ela é fraca”. Deixará de se arriscar em qualquer coisa. Porque. Ela. É. Fraca.

É assim que as crenças limitantes funcionam. São essas coisas que nosso SELF 1 fala para gente o tempo todo. É isso que temos que eliminar imediatamente se queremos caminhar em direção a nossos objetivos, seja no Crossfit, seja na VIDA.

Para isso, existe uma estratégia que costuma funcionar muito bem. Ao longo do seu dia, no seu wod, perceba quando o seu SELF 1 começar a escancarar suas crenças limitantes. Nesse momento, quando a frase vier a tona, use um padrão de interrupção imediato para esse pensamento limitante. Um exemplo bem bacana de interrupção é ter um elástico no pulso, e sempre que perceber o padrão de pensamento negativo, puxe e solte esse elástico. Nesse momento, chame seu SELF 1 pelo nome que você deu a ele e substitua o pensamento antigo por um novo pensamento, positivo. Por exemplo, quando o pensamento “Eu nunca vou conquistar isso” vier, dê uma estilingada e pense “(nome que você deu), quieto! Eu já conquistei tantas coisas em minha vida. Essa será minha próxima conquista”. Faça isso frequentemente. Tanto durante os wods, nos treinos. No trabalho. Na vida pessoal... Quanto mais você praticar, mais crenças limitantes irá conseguir substituir.

Essa é uma forma de você conseguir aproximar cada vez mais todos os objetivos de você! Pratique, conheça e, se preciso, busque ajuda! Estabelecer uma nova programação mental é fundamental para menos obstáculos travando nosso desenvolvimento e menos impedimentos para conseguir trabalhar todas nossas habilidades. Assim, estaremos mais próximos de alcançar resultados extraordinários em tudo o que fizermos. Assuma esse compromisso com você mesmo! Você é forte!!!!

Clique no icone para conhecer mais sobre a Bia Dazzani e seu trabalho

@Biadazzani

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Logo preto.png
bottom of page