top of page

Jurassic Games: 4 passos para manter o foco nos treinos

Eu nunca treinei tanto na vida.

Foram 4 semanas com 1, no máximo 2 dias de descanso. Concentração máxima para participar de uma das experiências mais incríveis que eu já tive no CrossFit.

Tudo começou no dia 20 de Setembro, um mês antes da 2ª edição do Jurassic Games, campeonato de CrossFit promovido pela CrossFit Saurus. Foi nesse dia que recebi a confirmação da Coach Maria Clara sobre a minha inscrição. E o estômago gelou!

Até esse dia eu não tinha certeza se participaria ou não de um campeonato na vida. Afinal, eu treinava 2 vezes por semana (quando era uma semana boa). Com que preparo eu chegaria pra competir? Tinha certeza de que iria passar vergonha, desmaiando ou passando mal logo no primeiro WOD!

Sem um objetivo claro, muitas vezes caia na armadilha do “vou treinar quando dá”. Mas a vida pessoal e profissional não dá brecha quando a gente não tem controle sobre o nosso próprio tempo. O treino fica pra depois e a gente se deixa pra depois também.

Junto com isso vem o sentimento de frustração por não se sentir capaz de entrar numa arena, ouvir a buzina soar e partir para o WOD, com toda uma torcida em volta.

Mas então, tudo mudou.

Na semana seguinte da inscrição foram 5 dias de treino. Um PR de dedicação no meu CrossX!

E esse ritmo continuou até a semana do campeonato. Foco cada vez maior nos treinos, dúvidas tiradas com os coaches e até treinos específicos, como o Endurance (obrigado, Mario!).

Era isso que faltava. Um objetivo claro e bem definido: participar do Jurassic Games.

Dia 20 de Outubro chegou.

A ansiedade estava a mil. Mas no fundo, eu sabia que tinha feito o melhor que podia e que aquela seria uma experiência para ser aproveitada a cada segundo, cada movimento, cada etapa.

Foram 3 WODs com a minha dupla, o Caio Rod. E no fim… Sobrevivemos! Um 11º lugar com muito suor e superação.

A cada prova eu percebia que estava no lugar certo, que todo o esforço tinha valido a pena e que eu era capaz sim.

Mais do que isso. Percebi que o CrossFit sem objetivo desmotiva e nos faz entrar numa zona de conforto. A partir do momento que uma meta está traçada, não tem quem te segure.

Pra isso segui 4 passos para estabelecer essa meta e me manter focado antes da competição:

  1. Invista tempo em se conhecer: eu sempre treinei a noite. Mas nesse período estou mais cansado ou com trabalhos para fazer, então deixava de ir pro box. Experimentei treinar às 7h da manhã e percebi que era um horário muito melhor pra mim. O corpo estava descansado, me dava energia para o restante do dia e me deixava mais tranquilo a noite, sabendo que já havia treinado;

  2. Tenha uma meta específica: o objetivo era o campeonato, mas a meta era treinar pelo menos 4 vezes por semana até dia 18 de Outubro, sempre no horário da manhã. Se você tiver uma meta muito vaga seu cérebro tende a ignorar a informação. Então quanto mais específico for, melhor!

  3. Compartilhe sua meta: conversei com algumas pessoas durante este mês de preparação e falei sobre o campeonato, os desafios dos treinos e como eu estava ansioso para participar. Recebi 100% de apoio e isso deu ainda mais ânimo para treinar, até quando batia a preguiça de fazer thruster com PVC!

  4. Se divirta: sabe aquele crítico interno que fica te julgando o tempo todo? Então, não dê ouvidos a ele! Aproveite os treinos, converse com as pessoas, sinta a energia boa de produzir endorfina no seu corpo. Você, assim como eu, não é um(a) atleta de elite (eu acho!). Então, divirta-se!

E o impacto disso tudo não foi apenas nos treinos. Minha alimentação passou a ser mais regrada, meu sono controlado e minha mente trabalhada com a meditação, que há tempos não fazia.

No meio de toda essa jornada, ainda arrumei tempo para gravar e editar um mini-documentário sobre o 1º ano da CrossFit Saurus (que você pode assistir clicando aqui).

Essa foi minha maneira de homenagear e agradecer pessoas tão especiais como o Mario Cordeiro, a Maria Clara, o Henrique Barros e o Fabricio Ferraz pelo trabalho impecável que fazem. São 4 pessoas fantásticas, que mudam a vida de dezenas, centenas de outras pessoas que chegam até a Saurus.

Em 2019 com certeza estarei no Jurassic Games, mas agora tenho 1 ano de treino pela frente. A meta já foi traçada: buscar um Top 5 no Leaderboard, com pelo menos 4 treinos por semana e foco em melhorar meu LPO e Cardio!

Obrigado, Saurus, por me proporcionar essa experiência incrível. Já sinto saudades desse final de semana transformador.

Julio Sena

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Logo preto.png
bottom of page