Você já recebeu um “NO REP”?

February 18, 2019

Essa é uma experiência que todos deveriam passar pelo menos uma vez na vida, na minha opinião!

 

Se você vai participar do CrossFit Open 2019, a leitura desse artigo pode te ajudar a ganhar uns bons segundos durante os WODs. Mais do que isso. Vai garantir que você se divirta enquanto se desafia junto a toda a comunidade do CrossFit.

 

Em 2017, o mundo assistiu a uma das finais mais disputadas da história do CrossFit Games. Tia-Clair Toomey, medalhista de prata em 2015 e 2016, disputava com Kara Webb (hoje Kara Saunders) a última e decisiva prova, Fibonacci Final.

 

 A diferença entre as duas atletas no placar geral era mínima. Um deslize de Toomey poderia colocar mais uma medalha de prata em seu pescoço. O objetivo dela era claro: terminar à frente de Webb.

 

E foi disputado até a última passada. Mas quando Toomey foi realizar o último Lunge com dois kettlebells de 35 libras acima de sua cabeça, recebeu a mais temida frase de uma competição de CrossFit. NO REP!

 

Você consegue imaginar o que passa na cabeça de um atleta nessa hora?

 

Anos de treinamento, dedicação e privações para alcançar seu momento de glória no esporte. 10 mil pessoas à sua volta gritando e torcendo. Milhares de pessoas assistindo ao vivo em todo o planeta. Literalmente, a um passo da vitória.

 

Mas o que o mundo viu foi uma lição de autocontrole e foco. Toomey, sem reclamar, voltou para o quadrante anterior e realizou mais dois movimentos. As duas terminaram a prova juntas, mas na hora de correr para a linha de chegada, Webb terminou 0.19 segundos à frente.

 

Foram momentos de apreensão que se transformaram em lágrimas quando Dave Castro declarou Toomey campeã do CrossFit Games 2017!

 

E o que isso tem a ver com você, mero mortal que vai se aventurar no CrossFit Open 2019?

 

TUDO!

 

Se você já se inscreveu para o CrossFit Open 2019, saiba que os 5 WODs serão avaliados por um árbitro do seu box. Não importa se será um colega de treino ou um Coach, seus movimentos serão observados. E será natural que em algum momento você receba um “NO REP”. É nessa hora que as coisas podem perder o rumo.

 

Você tem duas opções, nesse caso:

 

  1. Parar o WOD, questionar, xingar e mandar o árbitro praquele lugar, OU…

  2. Repetir o movimento.

 

Parece ser uma escolha fácil. Mas na adrenalina do WOD, o tempo acabando e você querendo gastar até a última gota de suor, talvez não seja tão simples assim.

 

Então antes de te dar algumas dicas, vamos lembrar o que é o CrossFit Open 2019:

 

  • COMUNIDADE: Um dos maiores diferenciais do CrossFit é o sentimento de comunidade que envolve todos que praticam esse esporte. Não importa se você acabou de começar os treinos ou já é um atleta de elite. Todos fazem parte de um mesmo ideal. E o CrossFit Open 2019 é a grande festa dessa comunidade!

  • DESAFIO: A disputa mais difícil que você vai travar no CrossFit Open será contra… você! Se comparar com aquela pessoa que faz Bar Muscle-Up na força, sem suar e com sorriso no rosto pode ser a pior coisa a se fazer! Encare o seu desafio, supere o seu desafio e comemore a sua vitória.

  • APRENDIZADO: Essa é uma época do ano em que movimentos surgem na sua vida. Aquele pull-up que não sai, resolve aparecer. Um peso nunca antes levantado, vai pra cima (ou pra baixo!). Sua corda fica mais rápida e o tão sonhado Double Under dá as caras. Então aproveite para observar, aprender e aprimorar sua técnica. E nunca é demais pra lembrar: ouça os Coachs!

 

Feito isso, podemos retomar ao fatídico momento em que a pessoa à sua frente fará o movimento abaixo (capturado pelas superlentes do duo FEM Fotografia) e falará: NO REP!

 

 (Mas nem sempre vai ser com essa cara feliz, né, Sérgio?!)

 

Vamos então às 4 dicas pra você usar no momento de receber um “NO REP” (recomendo ler 3 vezes a última dica):

 

  1. RESPIRAÇÃO: Dar uma boa respirada vai te ajudar a oxigenar as células do seu corpo e se preparar para refazer o movimento.

  2. RECLAMAÇÃO: Bater boca com quem está te arbitrando só vai te fazer perder tempo e gerar stress. Fuja disso! O judge é como uma autoridade naquele momento. Seja uma pessoa próxima a você ou não, respeite suas decisões.

  3. ATENÇÃO: Se o movimento foi realizado de forma errada, pode ser que ao repetí-lo com pressa cause mais erros. Aproveite a parada para perceber melhor seu corpo e lembrar de como realizar com precisão o movimento.

  4. DIVERSÃO: É muito improvável que você esteja disputando uma vaga no CrossFit Games 2019. Então aproveite o momento, divirta-se, ria de si mesmo e deixe tudo mais leve!

 

E tem mais. Se você quer realmente se desafiar, pode experimentar um auto-NO REP! Parece loucura, né? Mas se auto-arbitrar pode ser um bom treino pra quando for competir ou participar do CrossFit Open 2019.

 

Errou o movimento? Faz de novo! Aquele Double Under saiu Single? Não conta a repetição! Te garanto que isso vai te levar a um novo patamar de saúde e superação no CrossFit.

 

Depois de tantos motivos você ainda não se inscreveu pro CrossFit Open 2019? Então para de perder tempo e corre pra se inscrever! https://games.crossfit.com/

 

Essa será minha terceira participação no Open. Em todas treinando na CrossFit Saurus, o lugar que me ensinou de verdade o que é CrossFit e como ele pode transformar nossas vidas.

 

Boa sorte no CrossFit Open 2019 e… Feliz NO REP!

 

Julio Sena

Share on Facebook
Please reload

Posts Em Destaque

Você é o que você come ou você come o que você é?

April 16, 2019

1/5
Please reload

Posts Recentes

December 14, 2018

December 6, 2018

December 4, 2018

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags