Capacidade humana de se adaptar

 

O CrossFit exige múltiplas habilidades físicas que serão adquiridas com tempo, dedicação e persistência. São tantos movimentos novos, complexos e intensos que você, se for novato, mal sabe por onde começar, e se é veterano provavelmente já consegue enxergar seus pontos fortes e fracos nesse esporte. Mas, afinal, quanto tempo será necessário para sua evolução nos treinos? Para aquisição de novas habilidades? De força? De capacidade respiratória? É difícil responder a essas perguntas, pois cada ser humano é único e carrega consigo sua história de vida, seus hábitos antes do CrossFit, sua genética, sua alimentação.

 

A capacidade adaptativa aguda é rápida. Vejamos: estudos feitos com indivíduos que possuem estilo de vida sedentário comprovaram que essas pessoas iniciam suas adaptações metabólicas no 9º dia de treinamento!1

Ou seja, em menos de 10 dias transformações agudas são estabelecidas em suas fibras musculares.

 

Todas as nossas células são dotadas de um complexo maquinário energético capaz de perceber aumento na demanda de energia. Por isso é um grande erro desanimar! Treine, coma adequadamente e descanse, e suas células farão o trabalho correto para você.

 

Vou exemplificar com minha história no CrossFit.

 

Comecei a treinar quando a Saurus tinha apenas 1 mês de vida, em novembro de 2015. Meu filho estava com 1 ano de idade, dormindo mal, e eu me sentia muito cansada. Mesmo já tendo praticado atividades físicas recreativas, mas com pouca intensidade e frequência, ao começar a praticar CrossFit eu nem conseguia aguentar o meu peso corporal na barra! Tudo parecia muito difícil e, ao final de cada WOD, a sensação de morte iminente era real. Mas eu sabia bem que a persistência seria a chave para a adaptação do meu corpo ao esporte.

Em abril de 2016 fui ao cardiologista e há 20 dias refiz os exames, e não me surpreende ver que em dois anos o ecocardiograma mostrou que meu coração está mais forte e mais bem condicionado. Tanto a fração de ejeção como o diâmetro do ventrículo esquerdo aumentaram. A fração de ejeção é a capacidade de o coração bombear sangue para o corpo, e o ventrículo é uma das câmaras do coração que faz a contração e impulsiona o sangue. Isso mostra que o coração não só consegue armazenar mais sangue, mas também o impulsiona com mais força, fazendo com que mais sangue e nutrientes cheguem aos músculos durante a prática de exercício.2

 

Esses são apenas alguns exemplos de adaptações que nosso corpo promove frente ao exercício físico. Imagine agora as enzimas, as proteínas, as fibras musculares, a regulação hormonal, as transformações cerebrais que são impulsionadas pela prática do CrossFit. Até o nosso cérebro é modificado! As conexões dos neurônios são ampliadas para consolidar o aprendizado de novos movimentos.3 Portanto, não desanime se determinado movimento do CrossFit ainda é um sonho para você realizar. Sabe aquele double under? O pull up? A subida de corda? O muscle up? Tudo isso será possível se você trabalhar de forma persistente e supervisionada por um coach.

 

Acredite, você pode tudo!

 

 

 

Notas de rodapé:

  1. Mais informações estão disponíveis em: <www.ncbi.nlm.nih.gov/m/pubmed/172188>.

  2. Mais informações estão disponíveis em: <www.ncbi.nlm.nih.gov/m/pubmed/28860122/?i=91&from=metabolic>.

  3. Mais informações estão disponíveis em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/m/pubmed/29734165/?i=4&from=high>.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

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