top of page

VOCÊ SABE LER RÓTULOS?


-TIPOS DE ALIMENTOS QUE PODEMOS ENCONTRAR

1- Alimentos in natura – frutas, folhas cruas, legumes, carnes em geral, peixes, frutos do mar, ovos, etc..

2- Alimentos minimamente processados - feijões, legumes congelados, arroz integral, melado de cana, castanhas, nozes, amêndoas, frutas secas sem açúcar, temperos secos, etc…

3- Alimentos processados – arroz branco, café, açúcar mascavo, açúcar demerara, pão de queijo caseiro, leite pasteurizado, iogurte, enlatados, cerveja, vinho.

4- Produtos ultra-processados – farinha de trigo branca, nuggets de frango, hamburguer industrializado, salsicha, biscoitos recheados, biscoitos em geral, balas, suco de caixinha, toddynho, leite UHT (leite dew caixinha), presunto e outros frios, refrigerantes e energéticos.


OU SEJA:

Quanto mais natural e caseira a nossa alimentação, mais nutrientes estarão disponíveis em nosso dia-a-dia.

Lembre-se: alimentos ultra-processados contem mais Sódio, corantes, conservantes e outros aditivos para terem a data de validade maior!


APRENDA A LER OS RÓTULOS

Aos escolher seus produtos no mercado, adquira o hábito de ler os rótulos. Este hábito o auxiliará a fazer escolhas mais saudáveis:

Você deve estar atento a 2 itens: Tabela de Informação Nutricional e Lista de Ingredientes


1- A Tabela nutricional contém as quantidades de nutrientes (carboidratos, proteínas, gorduras, sódio, cálcio) e fibras alimentares presentes naquele produto.

2- A Lista de ingredientes é a lista dos ingredientes contidos naquele produtos. O primeiro ingredientes da lista é o que está em maior quantidade naquele alimento. Ela é ordenada do maior para o menor.


No exemplo acima a farinha de trigo integral é o primeiro ingrediente, portanto é o ingrediente de maior quantidade no produto.



Já nesse suco de caixinha, temos água como ingrediente principal, seguido de açucar como segundo ingrediente e somente na terceira posição suco de morango. ATENÇÃO para o tanto de conservantes e aroma sintético.


IOGURTE O ALIMENTO SAUDÁVEL! É? NÃO É? DEPENDE


Nesse produto temos leite reconstituido (o que seria isso?) açucar, leite em pó um preparado de mel (qual o problema de usar o mel verdadeiro?)



ÚLTIMA DICA, CUIDADO COM OS ALIMENTOS "INTEGRAIS"

Tudo na industria alimentar é marketing e para usarem a palavra INTEGRAL na embalagem as industrias só precisam adicionar 1% de farinha integral e os outros 99% podem ser farinha branca. Por isso opte sempre pelos produtos que possuem "100% Integral" na embalagem e mesmo assim leiam a lista de ingredientes para ter certeza que estão comprando o produto correto.


DE AGORA EM DIANTE VAMOS ESCOLHER COM MAIS CONSCIÊNCIA OS NOSSOS ALIMENTOS E LER ATENTAMENTE O QUE ESTAMOS COMPRANDO PARA NÃO SERMOS ENGANADOS.


QUALQUER DÚVIDA NOS PROCURE,

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Logo preto.png
bottom of page