• Fit Rex

Você é o homem das cavernas

Você sabe os motivos pelos quais somos tao atraídos por alimentos, especialmente aqueles com sabor doce e cheio de gordura? Você tem idéia do porquê das dietas restritivas serem tão fracassadas?

Essas e outras questões somente serão compreendidas se observarmos a nossa natureza humana. Para isso, veja um trecho esclarecedor do livro Sapiens, uma breve história da humanidade*:

“ Para entender nossa natureza, nossa história devemos entrar na cabeça dos nossos ancestrais caçadores-coletores. Nossos hábitos alimentares, nossos conflitos e nossa sexualidade são todos consequência do modo como nossa mente de caçadores-coletores interage com o ambiente de nossos dias com megacidades, aviões, telefones e computadores.

Por que, por exemplo, as pessoas se regalam com alimentos altamente calóricos que tão pouco fazem bem a seus corpos? As sociedades afluentes de hoje estão tomadas por uma praga de obesidade, que está se alastrando rapidamente. É intrigante tentar porque nos empanturramos com alimentos mais doces e mais gordurosos, até considerarmos como eram os hábitos alimentares de nossos ancestrais. Um homem caçador-coletor típico de 30 mil anos atrás só tinha acesso a um tipo de comida doce: frutas maduras. Se uma mulher da idade da Pedra se deparasse com uma árvore repleta de figos, a coisa mais razoável a fazer seria ingerir o máximo que pudesse imediatamente, antes que um bando de babuínos comesse tudo.


Hoje podemos morar em apartamentos com geladeira abarrotadas, mas nosso DNA ainda pensa que estamos em uma savana. É isso o que nos motiva a comer um pote inteiro de sorvete quando temos um no freezer e fazê-lo descer com uma Coca-cola gigante.

Essa teoria do “gene guloso” é amplamente aceita. “

A partir desses dados começamos a entender que por mais evoluída que nossa sociedade seja, ainda carregamos o DNA de ancestrais que não comiam de 3 em 3h, não tinham acesso a fartura alimentar, açúcar de cana, excesso de carne, bebidas alcóolicas e todos os excessos que cometemos. Além de um um detalhe precioso: eram extremamente ativos, não conheciam o sedentarismo.


Nossa programação metabólica foi feita para armazenar gordura corporal, afinal não era sempre que tínhamos a oportunidade de comer fartamente.

Lembre-se disso, afinal ainda somos aquele homem/mulher das cavernas.


*”Um dia na vida de Adão e Eva. Sapiens, uma breve história da humanidade. Yuval Noah Harari. L&PM Pocket, 2018.

55 visualizações1 comentário
CrossFit Journal: The Performance-Based Lifestyle Resource
0