• Fit Rex

TENHO CHURRAS E AGORA?!


Como já falamos anteriormente, a idéia da Dieta da Zona é equilibrar o consumo de alimentos. Não queremos que ninguém se prive de momentos agradáveis como eventos sociais, festas e o famoso CHURRASCO.

Os churrascos são frequentes e comuns na cultura alimentar do brasileiro. É um hábito alimentar que surgiu lá nos pampas, região Sul do Brasil. Brasear carnes, queijos, vegetais e pães além de saboroso pode ser uma refeição equilibrada dentro da proposta da Dieta da Zona. Então vamos lá! Dá uma conferida na tabelinha abaixo:


1 Bloco

6 fatias de picanha Folhas verdes com vinagrete e azeite (prato grande) 250 mL de cerveja 1 col (sopa) maionese

2 Blocos

6 fatias de picanha ½ espeto de frango ½ pão francês 250 mL de cerveja Folhas verde com vinagrete (prato grande)

3 Blocos

6 fatias de picanha ½ espeto de frango ½ espeto de queijo coalho ½ pão francês 2 col (sopa) maionese de batata

250 mL de cerveja

4 Blocos

12 fatias de picanha 2 asinhas de frango ½ espeto queijo coalho ½ pão francês sem miolo 500 mL cerveja 2 col (sopa) salada de maionese Folhas verdes com vinagrete

5 Blocos

2 fatias de picanha 2 asinhas de frango 1 espeto queijo coalho 1 pão francês sem miolo 2 col (sopa) farofa 2 col (sopa) salada de batata com maionese 250 mL de cerveja Folhas verdes com vinagrete (prato grande)


A tabela mostra alguns exemplos de acordo com o tamanho das refeições em blocos.

Alguns alimentos são fontes “simultâneas” de blocos diferentes. Por exemplo, a asa de frango tem a carne (proteína) e a pele (gordura). Picanha, fraldinha e cupim são cortes que possuem gordura intrínseca nas fibras musculares. São cortes mais “gordos”. Por isso montamos esses exemplos, considerando essas “variáveis”.

Na tabela a seguir, cada linha corresponde a 1 bloco, assim você pode escolher os alimentos que deseja incluir em seu churrasco:


Fontes de carboidratos

Cerveja 250 mL

Pão Francês s/ miolo ½ unid

Maionese de batata 2 col (sopa)

Farofa 2 col (sopa)

Melancia ½ fatia grande

Pão de alho 1 unid P

Abobrinha 3 xícaras


Fontes de gorduras

Maionese 1 col (sopa)

Azeite 1 col (chá)


Fontes de proteínas

Picanha 6 fatias

Frango ½ espeto

Asinha de frango 2 unid.

Espeto de carne ½ unid

Linguiça 4 rodelas

Queijo coalho ½ espeto

Coração de galinha 3 unid.


Itens que não pontuam no churrasco, ou seja, podem ser consumidos livremente: folhas cruas, vinagrete, tomate, cenoura, etc…

Uma outra dica é PLANEJAMENTO.


Se você sabe que vai ter um churrasco em uma data previamente combinada, nesse dia você pode economizar uns bloquinhos em outras refeições, para ter mais liberdade de comer nesse dia! Essas porções são aproximações, por isso não fiquem paranóicos! Aproveitem o momento e se “estourar” um bloco ou outro não há problemas!

43 visualizações
CrossFit Journal: The Performance-Based Lifestyle Resource
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
0